Controlar operações de crédito, pagamentos e dosar bem o limite durante o mês é um desafio para muitos. Quando esse controle não é possível, o mais recomendado é ter limites menores, por isso, hoje vamos mostrar como diminuir o limite do cartão de crédito do Santander.

O medo de acabar gastando demais faz sentido, afinal dos mais de 65 milhões de brasileiros que estão com restrições no CPF, cerca de 28,17% estão lá por conta de dívidas relacionadas ao cartão de crédito, segundo levantamento do SERASA.

Como funciona o limite do cartão de crédito?

Antes de vermos como diminuir o limite do cartão de crédito Santander, vamos entender a mecânica por trás de qualquer limite em si. 

Trata-se de um valor que o banco te dá como poder aquisitivo em compras que pode ser usado por um mês. Na prática, o limite é como se fosse um empréstimo que você faz do banco todo mês e que deve ser pago em determinada data.

Ele é definido por dois fatores principais: a sua comprovação de renda, que pode ser por meio de um contracheque ou extrato bancário e seu perfil de bom pagador, que no geral é seu score no SERASA.

O limite então passa a ser proporcional a isso, quanto maior for sua renda comprovada e quanto melhor for a pontuação do seu score, maiores as chances do seu limite ser mais alto. 

No geral, a pontuação terá um peso maior, afinal ela que te atesta como bom pagador, por isso, se você estiver negativado ou com a pontuação baixa, pode não conseguir um limite alto mesmo comprovando renda.

Veja também: Pedir cartão de crédito abaixa o Score? Tudo que você precisa saber

Como funciona o pagamento do cartão de crédito?

Agora que você sabe como o limite é estipulado, vamos falar dos tipos de pagamentos do cartão de crédito, além de úteis, essas informações também são necessárias para que você comece a entender como diminuir o limite do cartão de crédito do Santander.

Como destacamos, o banco ou instituição financeira tá dá um nível de poder aquisitivo através do limite do cartão, que pode ser usado durante todo o mês e pago em uma data pré-estabelecida. 

O valor da fatura, é fechado 10 dias antes do vencimento do cartão e tudo é gasto entre a última fatura e essa data entra no valor da fatura vigente.

Além disso, todas as tarifas e taxa de juros são pré-estabelecidas no ato em que você contrata um cartão de crédito também aparecem na fatura, bem como os programas de benefícios do banco ou da bandeira.

Com o valor fechado você poderá fazer 3 tipos de pagamento da fatura:

  • Pagamento á vista;
  • Pagamento parcelado;
  • Pagamento parcial ou mínimo

Pagamento à vista 

Como o próprio nome diz, acontece quando você paga o valor total em uma única parcela até o dia do vencimento. Isso implica na liberação do seu limite e, em alguns casos, se você antecipar esse pagamento pode até receber aumentos neste limite.

Pagamento parcelado

Se acontecer de uma fatura ter um valor muito mais alto do que você pode pagar naquele mês, o pagamento parcelado é o caminho para evitar cair no rotativo do cartão de crédito.

Neste caso o cliente deve entrar em contato com o banco ou instituição financeira informando que não pode efetuar o pagamento e solicitar o parcelamento da fatura, 

Cada empresa tem suas opções e nem sempre os juros de parcelamento serão menores, por isso, faça as contas  pois tudo dependerá de quando você poderá quitar essa fatura. Além disso, durante o período de parcelamento sua linha de crédito ficará suspensa ou com limite reduzido.

Pagamento do mínimo ou parcial

Por fim, o menos indicado é o pagamento parcial de uma fatura ou o pagamento do valor mínimo. O grande perigo neste caso é que você estará entrando no rotativo do cartão de crédito, com taxas de juros mais altas.

Ao fazer isso, o valor restante da fatura é enviado com juros para a próxima fatura, esse tipo de pagamento só vale a pena se você tiver certeza que conseguirá pagar logo no próximo mês, lembrando que o crédito liberado é no valor que você pagou, ou seja, bem mais baixo.

Veja mais: Descubra como funciona a fatura do cartão de crédito na prática

Afinal, como diminuir o limite do cartão de crédito do Santander?

Agora que ficou claro como é estipulado o limite e como funciona o pagamento dos cartões, vamos aos caminhos disponíveis para você que busca saber como diminuir o limite do cartão de crédito do Santander.

Basicamente existem duas formas de reduzir o seu limite, as formas não “propositais” digamos assim (que acontecem quando você diminui o limite, mas sem ter essa intenção) nós mostramos anteriormente:

  • Pagamento parcial da fatura;
  • Pagamento do mínimo da fatura;
  • Parcelamento da fatura;
  • Redução da renda comprovada;
  • Redução do Score do SERASA.

A outra maneira é quando você tem as contas em dia, mas quer diminuir o limite para ter mais segurança na gestão do seu orçamento, neste caso você primeiro deve baixar o app Way que é onde você pode gerenciar seus cartões Santander, depois é só seguir os passos:

  1. Acesse o app Way
  2. Clique em “Limite Disponível”
  3. Clique em “Limite por Cartão”
  4. Selecione “Cartão Online”
  5. Clique na barra e ajuste seu limite

Ver mais: Como aumentar o limite do seu cartão de crédito? Guia prático

E aí, já sabe como diminuir o limite do cartão de crédito Santander? Aproveite e conheça nossos artigos sobre como fazer portabilidade de dívida no Santander em outros bancos como Caixa,Bradesco, Sicoob, Inter e Nubak.

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar