Com um cliente cada vez mais ativo e exigente, as empresas precisam se mexer para oferecer mais opções de pagamento para atrair mais clientes. Hoje vamos mostrar como usar um cartão de crédito virtual na prática e quais as possibilidades para ele.

O grande número de e-commerces e lojas virtuais faz com que o cartão de crédito virtual seja um meio que pode ser bastante utilizado em compras na internet, por isso, vale a pena saber como usá-lo.

Afinal, para que serve o cartão de crédito virtual?

Para entender como usar o cartão de crédito virtual, primeiro é preciso compreender qual a sua finalidade. Para todos os efeitos, o cartão virtual é idêntico ao convencional, mas com a diferença de não existir uma versão física.

O cartão virtual é um número gerado para fazer compras online, no geral, você solicita o cartão pelo aplicativo e é gerado um novo número de cartão, mas que usa o mesmo limite de crédito do cartão comum.

O grande diferencial do cartão virtual é a segurança, ele pode ser criado para fazer compras online, tanto em âmbito nacional quanto internacional e o número só pode ser usado uma única vez, o que impede que seu cartão seja clonado, por exemplo.

Veja mais: O que é e como funciona o estorno no cartão de crédito? Veja quando pode acontecer e como se aplica

Como funciona o cartão de crédito virtual?

Basicamente, o cartão virtual será um espelho do seu cartão convencional, logo, você precisa ter um cartão de crédito físico para solicitar um virtual e o limite será o mesmo para ambos. Ele só pode ser usado em compras online.

Como destacamos, o número do cartão só pode ser usado uma única vez, justamente para evitar fraudes e clonagem de cartão, por isso, quando você gera o cartão é criado um número, depois da compra ele já não é mais válido.

Para ficar mais claro vamos a um exemplo: suponha que você vá comprar um produto no Aliexpress com o cartão virtual, após realizado o pagamento se você quiser comprar novamente precisará gerar um novo número e cadastrá-lo novamente.

Saiba mais: Como funciona o limite de cartão de crédito? Entenda a mecânica por trás dessa forma de pagamento

Como criar um cartão de crédito virtual? Passo a passo

Agora que ficou claro a utilidade e o funcionamento dessa forma de pagamento, ficou claro como usar o cartão de crédito virtual na prática, mas como criá-lo? O processo é bem simples e costuma ser o mesmo para a maioria dos bancos, mas vamos a um passo a passo:

  1. A primeira coisa é saber se o seu banco oferece essa tecnologia, a maioria já oferece como é o caso de bancos renomados como: Itaú, Santander, Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Banco Original e Nubank;
  2. Acesse o aplicativo do seu banco pelo celular;
  3. Vá na opção cartões e clique em solicitar cartão virtual;
  4. O app irá te pedir a senha do cartão físico para concluir a transação;
  5. Pronto, agora será exibido um cartão virtual para você e, toda vez que uma compra for feita nesse número, um novo número será gerado automaticamente.

Vale ressaltar que o cartão virtual pode ser usado tanto na compra de produtos em e-commerce quanto em apps de delivery de comida e em sites e aplicativos de serviços como transporte, streaming e etc.

Ver também: Como fazer um cartão de crédito online: veja o passo a passo

Como usar um cartão de crédito virtual? Dá para parcelar?

Para parcelar compras o processo pode variar de banco para banco, no Banco Neon, por exemplo, existem dois tipos de cartões virtuais, um para uma única compra e outro que permite compras parceladas, por isso, é preciso ver caso a caso.

No entanto, o consenso geral parece ser o de que é possível comprar de forma parcelada através de um cartão virtual, desde que o mesmo não tenha um limite de gastos. Se o cartão virtual tiver o mesmo limite físico, no geral, é possível o parcelamento.

Alguns bancos também oferecem a possibilidade de pagamento com o cartão virtual em estabelecimentos físicos, mas essa funcionalidade ainda é algo experimental e ainda não está liberada para todos, além de depender de um leitor específico de alguns celulares.

No geral, o pagamento é feito por aproximação, com o app do banco aberto no celular, mas além da função ser nova não é qualquer maquininha de cartão que trabalha com essa linha, por isso, vai depender do estabelecimento.

Ver mais: Descubra qual o melhor cartão de crédito sem anuidade do mercado: Top 5 opções

Quais as vantagens de se ter um cartão virtual?

Agora que você já sabe como usar o cartão de crédito virtual, talvez já tenha em mente alguns benefícios interessantes dessa forma de pagamento, mas vamos trazer uma lista com as principais vantagens de usá-los nas suas compras:

  • Sem custo adicional: por ser vinculado ao cartão físico e usar o mesmo limite, ele não é visto como um cartão adicional, por isso, não tem nenhum custo;
  • Mais segurança: como os números são descartáveis, a segurança contra fraudes e clonagens é maior;
  • Limite por cartão: com o cartão virtual você consegue definir um limite válido apenas para aquele cartão, ou seja, para uma única compra.

E aí, entendeu como usar um cartão de crédito virtual? Aproveite e conheça nossos artigos sobre a portabilidade em bancos como Nubank, Caixa, Itaú, Bradesco, Santander e Inter

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia. 

Aqui você pode fazer pesquisas e comparativos entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil e o melhor: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar