O financiamento estudantil pode ser uma ótima alternativa para se ter acesso ao ensino superior no Brasil. Ele é uma opção muito utilizada em vários países do mundo para bons profissionais serem formados. Neste artigo entenderemos o que é e como funciona o financiamento estudantil. Entendendo suas vantagens e como procurar a melhor opção para você que quer aprofundar seus estudos.

O que é um financiamento estudantil?

Um financiamento estudantil é um tipo de empréstimo projetado especificamente para auxiliar os estudantes a pagar pela educação superior.

Os financiamentos estudantis geralmente cobrem despesas relacionadas à mensalidade escolar, livros, materiais de estudo, moradia e outras despesas relacionadas à educação. Eles podem ter termos e condições diferentes, incluindo taxas de juros fixas ou variáveis, planos de pagamento flexíveis e requisitos de elegibilidade específicos.

Os estudantes começam normalmente a pagar o financiamento após a conclusão dos estudos. Embora possa haver opções de adiamento em certas circunstâncias, como continuar a estudar em tempo integral ou enfrentar dificuldades financeiras.

Os financiamentos estudantis são uma forma comum de financiamento para estudantes universitários em muitos países, ajudando a tornar a educação superior mais acessível para um número maior de pessoas.

Esses meios de empréstimo para fim específico podem ser oferecidos pelo governo, com o FIES, ou por empresas privadas. Funciona da mesma forma que um empréstimo, onde enquanto você estuda, a empresa paga pelos seus estudos. Após a finalização dos estudos, você passa a começar a pagar as parcelas do seu financiamento, até sanar sua dívida.

Veja também: Passo a passo de como amortizar um financiamento imobiliário

Diferenças com o FIES e PROUNE

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo brasileiro que oferece financiamento estudantil para estudantes de graduação em instituições de ensino superior privadas. O objetivo do FIES é possibilitar o acesso à educação superior para estudantes de baixa renda que não têm condições de arcar com os custos das mensalidades.

Ele funciona por meio de um contrato de financiamento entre o estudante beneficiário e um agente financeiro, como um banco, que administra os recursos. Os estudantes que desejam participar do FIES devem atender a certos critérios de elegibilidade, como: renda familiar per capita em determinado limite estabelecido pelo programa, ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e obter uma pontuação mínima definida.

Ou seja, o FIES é um financiamento estudantil, mas prestado pelo governo como alternativa para, principalmente as pessoas de baixa renda, que todos tenham acesso à educação superior.

Já o PROUNI (Programa Universidade para Todos) é um programa do governo brasileiro criado para conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas para estudantes de baixa renda. O programa foi instituído pela Lei n.º 11.096/2005, sendo gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC).

As bolsas integrais oferecidas pelo PROUNI cobrem 100% do valor da mensalidade do curso, enquanto as bolsas parciais cobrem 50% do valor da mensalidade. Os estudantes interessados em participar do PROUNI devem atender a certos critérios de elegibilidade.

Ou seja, o PROUNI não é um financiamento estudantil, por oferecer o pagamento integral ou parcial dos estudos daquele que consegue o PROUNI sem a devolução posterior desse valor. Esse programa foi criado pela alta demanda de pessoas ao ensino superior gratuito, na qual as universidades públicas não conseguiam atender tal demanda.

Vantagens de fazer um financiamento estudantil

Além do FIES, muitas universidades particulares têm a opção de financiamento estudantil por empresas privadas parceiras da instituição. Também é possível pesquisar em concessionárias de crédito o serviço de financiamento estudantil para buscar melhores condições de crédito. Para assim, após conseguido o crédito, ir atrás da faculdade particular que aceite as condições de pagamento.

Para aqueles que não podem pagar por seus estudos, o financiamento traz várias vantagens, como:

  1. Acesso à Educação Superior: para muitos estudantes, especialmente aqueles de famílias com recursos financeiros limitados, o financiamento estudantil é a única maneira viável de pagar pela educação universitária. Isso permite que eles acessem oportunidades educacionais que podem ser transformadoras em suas vidas;
  2. Flexibilidade de Pagamento: os programas de financiamento estudantil frequentemente oferecem planos de pagamento flexíveis. Assim, permitindo que os alunos reembolsem o empréstimo de acordo com sua capacidade financeira após a conclusão dos estudos. Isso pode incluir períodos de carência e opções de pagamento com base na renda, tornando os pagamentos mais gerenciáveis;
  3. Taxas de Juros Favoráveis: em muitos casos, os financiamentos estudantis oferecem taxas de juros mais baixas em comparação com outros tipos de empréstimos, como empréstimos pessoais ou cartões de crédito. Isso pode resultar em economia de custos a longo prazo para o aluno;
  4. Concentração nos Estudos: ao ter suas despesas educacionais cobertas por meio de financiamento estudantil, os alunos podem se concentrar mais em seus estudos, sem se preocupar tanto com questões financeiras imediatas.

Atente-se a esses pontos ao pesquisar pelo seu financiamento estudantil ideal

Antes de contratar um financiamento estudantil, faça uma boa pesquisa de mercado com as opções da faculdade particular que você deseja fazer e as opções que as empresas de crédito têm a oferecer. Atente-se para:

  • Taxa de juros;
  • Prazo de pagamento;
  • Correção de valores futuros;
  • Opções de portabilidade, em caso de encontrar um financiamento melhor posteriormente.

E com planejamento e pesquisa de suas opções, o sonho de fazer o ensino superior é possível, e com tranquilidade.

Gostou do conteúdo? Veja também Como escolher meu primeiro cartão de crédito?

Caso ainda esteja na dúvida e queira uma análise mais detalhada e personalizada, conheça o Minha economia.

Aqui você pode pesquisar e comparar entre soluções financeiras, de modo a encontrar aquela que mais se encaixe no seu perfil, e o melhor de tudo: totalmente grátis. Clique aqui e faça quantas comparações você quiser.

Comentar

Salvar